Josi Cuervo


Natural de São Paulo iniciou seus estudos em música em 2004.


Seu primeiro contato deu-se autodidaticamente. Preocupada não somente em aprender, mas também em dividir seus conhecimentos, ministrou aulas particulares de violão regional e contemporâneo, guitarra, contrabaixo e bateria em escolas, e com aulas particulares desenvolveu em seus alunos o mesmo gosto apaixonado pelas notas, e teoria musical.


Estudando com mestres renomados como Joe Mograhb-Tecnica e improvisação (Guitarra), André Carlini-Ritmo na harmonia e improvisação (Gaita), Ricardo Sousa (Bob) Harmonia e improvisação (Violão/Guitarra), André Pretzel (Violino), Solange Assumpção (Escrita e leitura musical), Marcelo Amalfi ( Trilhas Cine/TV/ Teatro), e Greco Cruz (Harmonia/Improvisação/Arranjo/Composição/Produção Musical).


Em 2016 iniciou seus estudos em cinema e TV no CAV- Centro Audiovisual de São Bernardo. Em 2017 iniciou o curso de sonoplastia pela UNIFESP, onde desenvolveu outro tipo de abordagem musical, aprendendo sobre como a música constrói cenas teatrais. Em 2017 também, teve aulas de direção cinematográfica com Toni Venturi e participou da oficina de curta metragem na UFABC.

 

Durante o processo de estudos, foi aprovada no curso de composição de trilhas sonoras e sound designer nos universos teatral e audiovisual, e no curso de cinematografia, ambos na SP Escola de Teatro.


Atualmente, faz a direção musical do grupo Teca Produções Teatrais e é membro de coletivos artísticos, Som Encena, o Cortiço, ZiCAA Filmes, cuidando de toda parte audiovisual da CINECUERVO.


Continua ministrando aulas particulares, individuais e em grupo. Hoje compõe trilhas para filmes, documentários, e peças teatrais. Em 2018 ministrou oficina "narrativa do corre", laboratório de escrita para videoclipe, no estúdio comunitário cb3 no Capão Redondo. Em 2020 estudou (ou fez o curso) roteiro cinematográfico com Anna Muylaert, Em 2020 iniciou o curso de processos fotográficos no Senac São Miguel Paulista.Realiza sessões fotográficas, still de produtos, fotos de arquitetura e comanda direção de fotografia de documentários e direção geral.


Em 2021 fez direção cinematográfica na colabcine, e Storytelling oratória e impacto visual na perestroika . Faz parte do Coletivo audiovisual feminino Brazuca Girls na qual tem como missão criar espaços e dar voz através de produções artísticas, tendo projetos de videoclipe, curta metragem, vídeo dança, vídeo arte, ensaios fotográficos, e entre outros.